quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Voto útil ou de necessidade e desespero

Estamos chegando na reta final das eleições de 2018 e analisando as pesquisas divulgadas , vemos que a maioria dos brasileiros estão deixando o tradicional e optando por candidatos de partidos menores . Desde o impeachment da ex presidente Dilma Rousseff em 2016 o país vem passando por uma crise politica e financeira parecendo não ter fim . 
Com a indignação e desanimo do povo os políticos de extrema direita começaram a ganhar força como é o caso do Deputado Federal e candidato a presidente Jair Bolsonaro ( PSL ) . Bolsonaro com seu discurso de raiva e revolta com os problemas  do Brasil foi a chave para atrair seguidores e principalmente aqueles que estão desanimados com a politica brasileira .
Com tudo isso há  analise que pode ser feita sobre o cenário politico atual é  de uma eleição onde os eleitores estão buscando um candidato as pressas para que o PT não volte a comandar a nação depois dos rombos e desvios milionários que deixaram nos cofres do governo federal . O voto útil que todos nós falamos pode ser classificado como um voto de necessidade e desespero fazendo com que o eleitor deixe de analisar propostas dos demais presidenciáveis  ou mesmo aqueles que já tinham escolhido seu candidato á mudar de ideia e escolher o voto útil e votar naquele que lidera as pesquisas . 
O mesmo acontece com os eleitores indecisos e os que votariam em branco ou nulo , o desespero e o medo do  grupo liderado por Luis Inácio Lula da Silva  voltar a governar é tão grande que nos últimos dias e minutos que antecedem o dia da eleição faz com que a incerteza de termos um país cada vez pior e desgovernado como uma locomotiva faz com que o primeiro colocado cresça assustadoramente nas pesquisas de intenção de voto e vença o pleito . Esta eleição de 2018 pode se dizer que o povo não está indo pelo caminho das propostas e ideias mas sim por números de pesquisas ou seja  não estão em busca do melhor mais sim em busca do útil como forma de derrotar um sistema que corrompeu um país .